A Gestão Fortalecer e Avançar do SINDJUD-PE apresenta novidades para a categoria nesse mês de julho.

A categoria pediu que o Sindicato desse a mesma ênfase que o TJPE e a Associação de Magistrados em relação a produtividade dos servidores. A partir disso pensamos que apenas os números não traduzem as dificuldades e o volume de trabalho. Números por si só são frios. Assim sendo, formulamos uma campanha mais ampla, que busque valorizar os servidores e o serviço público do TJPE. Por isso escolhemos o nome: Fazendo Justiça! Campanha de valorização dos servidores e do serviço público.

O nome dessa campanha além de forte possui duas perspectivas: a) em tempos de ataque aos servidores e ao serviço público precisamos fazer justiça aos que se dedicam para bem servir a sociedade; b) a justiça não parou em tempos de pandemia, vários servidores se dedicam desde a área fim a área meio, inovações foram criadas para atender o público remotamente, a produtividade aumentou, ou seja, os servidores estão fazendo a justiça funcionar.

A Campanha Fazendo Justiça! vai englobar: a) a produção de uma série de cartazes virtuais para as redes sociais, com o engajamento dos servidores; b) transmissões virtuais com foco na realidade do trabalho em tempos de pandemia, assim vários servidores de diferentes áreas do TJPE terão protagonismo. A partir dessas “lives” vamos disponibilizar trechos nas redes sociais do Sindicato com a valorização do trabalho do servidor; c) a veiculação quinzenalmente de charges bem humoradas sobre a realidade do trabalho e da luta política e sindical. Além dessas outras ações poderão ser incorporadas para ampliar e fortalecer a campanha de valorização dos servidores e do serviço público.

No sentido de aproximar ainda mais a entidade da categoria, criamos também as Rodas de Diálogos Online. Esse projeto nasceu em 2018 com a I Roda de Diálogos, que foi realizada no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), em Recife, sob a ideia do hoje presidente do Sindicato, Alcides Campelo. A segunda edição foi realizada em 2019, dessa vez na Central dos Juizados Especiais de Recife.

Dessa vez realizaremos no formato virtual. Serão várias edições por polos, que colherão reivindicações e sugestões locais, bem como do Sindicato passar os informes e repasses das lutas.

Em julho vamos organizar nossa primeira Assembleia Extraordinária por meios virtuais. A data vai ser definida e indicada previamente pela diretoria do Sindicato, após cumprir os ritos legais com Edital e ampla divulgação, conforme Estatuto. Entre as pautas previstas está a aprovação do novo Estatuto e Campanha Salarial, dentre outras.

Essa assembleia se tornou possível somente após a promulgação da Lei 14.010 de 10 de junho de 2020, que dispõe sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (COVID-19), em seu artigo 5º, autoriza o uso de assembleia eletrônica, mesmo sem a indicação no estatuto da entidade, devido ao período da pandemia. Vejamos:

Art. 5º. A assembleia geral, inclusive para os fins do art. 59 do Código Civil, até 30 de outubro de 2020, poderá ser realizada por meios eletrônicos, independentemente de previsão nos atos constitutivos da pessoa jurídica.

Parágrafo único. A manifestação dos participantes poderá ocorrer por qualquer meio eletrônico indicado pelo administrador, que assegure a identificação do participante e a segurança do voto, e produzirá todos os efeitos legais de uma assinatura presencial. 

Por fim, no âmbito da comunicação, o Sindicato apresentará de forma integrada o Boletim: Informativo SINDJUD-PE com a Rádio SINDJUD-PE. Será lançado o Bate-Papo Sindical, que consiste em um programa quinzenal, abordando de forma detalhada algum assunto relevante do meio sindical, do mundo do trabalho ou do judiciário. O primeiro tema já foi definido: “trabalho remoto em tempos de pandemia”. O foco do programa está nas redes sociais Instagram e Facebook, mas também será disponibilizado no canal do Youtube do SINDJUD-PE. E ainda teremos toda quinta-feira o  “throwback thursday” (quinta-feira do retorno, em tradução livre), mais conhecido pela sigla TBT, mais que especial, será o TBT de Lutas. Vamos organizar um momento importante de lutas e conquistas da categoria toda quinta-feira.

Em breve detalharemos algumas dessas ações com publicações específicas. Com essas atividades o Sindicato buscar inovar e chegar cada vez mais próximo do servidor. Porém, um sindicato forte não se faz apenas com uma diretoria firme e atuante, é preciso fundamentalmente da participação dos servidores em todos esses espaços. Sua filiação também é importante. Colabore politicamente e financeiramente com a sua entidade representativa. O SINDJUD somos todos nós! Vamos juntos fortalecer e avançar!

SINDJUD-PE

Gestão Fortalecer e Avançar!