A “Precarização do Trabalho no Serviço Público” é o tema do encontro que será realizado nesta sexta (16), às 15h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD/PE), na Boa Vista. O debate será comandado pelo historiador Marcelo Badaró, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-dirigente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). A iniciativa é promovida pela Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Andes-SN,  sindicatos dos Servidores do Ministério Público (Sindsemp/PE), dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect/PE), dos Servidores de Justiça de Pernambuco (Sindjud/PE) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (SINASEFE-CMR).

O palestrante é autor de diversos livros, sendo o mais recente publicado no ano passado pela editora Boitempo, cujo título é “A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo” e que será lançado durante o evento em Recife. Embasado em análises sociológicas e historiográficas sobre formação, composição e o papel da classe como sujeito histórico-social, o autor recupera o conceito de classe trabalhadora e mostra suas origens e movimentos, apresentando também um panorama de algumas de suas principais tendências hoje.

Para o cientista político, David Cavalcante, que está coordenando as atividades, o evento é um momento importante de mobilização, pois visa caracterizar na contemporaneidade o perfil social da classe trabalhadora e os desafios de organização do movimento dos trabalhadores diante de tantos ataques perpetrados pelo governo federal e pelo capital. O público alvo são dirigentes e ativistas sindicais que participam das entidades sindicais e ou contribuem com as lutas da classe trabalhadora. Ao final do encontro, por volta das 18h30, haverá o lançamento do Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas.

SERVIÇO:

 Debate: Precarização do Trabalho no Serviço Público, com o Prof. Marcelo Badaró, Prof. da UFF (Universidade Federal Fluminense) e Ex-dirigente do ANDES-SN com lançamento do livro“A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo”   

Dia: 16 de agosto (sexta)

Horário: 15h

Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco – SINDPD/PE, sito à Rua Bispo Cardoso Ayres, 111, Boa vista, Recife/PE